quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Governo estuda aumentar mistura de biodiesel ao óleo diesel mineral em 2012




O percentual de adição de biodiesel ao óleo diesel mineral no Brasil pode ser elevado no ano que vem, de acordo com o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Allan Kardec. Para este ano, não estão previstas alterações. “Há uma pressão muito grande do mercado, nós estamos discutindo o assunto com o Ministério de Minas e Energia, mas não há perspectivas de que esta composição venha a ser alterada ainda este ano”, assegurou Kardec. Atualmente, o óleo diesel vendido no país recebe 5% de biodiesel.

“Nós estamos estudando junto com o governo, mas isso é uma decisão do CNPE [Conselho Nacional de Política Energética]. A demanda dos produtores, hoje, é para que a mistura passe a ser de 7%, até chegar a 10%”, diz.

Kardec salientou, porém, que outros segmentos do mercado, principalmente as distribuidoras de combustíveis, fazem restrições a esse aumento percentual. “O setor que envolve o pessoal da Fecombustíveis [Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes] e do Sindicom [Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes], entre outros, é contra esse aumento. Então, tem que ser algo discutido", afirma.
Fonte: Revista Globo Rural

Um comentário: