quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Assentados têm dificuldade de acesso a crédito e serviços de saúde, diz pesquisa do Incra




A maior parte dos assentados do país está insatisfeita com o acesso a hospitais e postos de saúde (56%) e reclama má qualidade das estradas vicinais de acesso aos assentamentos (57%). E quase metade (48%) não teve acesso aos financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). É o que indica uma pesquisa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que identificou o perfil e o nível de satisfação das famílias assentadas no país.

investir ainda muito na saúde nos assentamentos”, reconheceu o presidente do Incra, Rolf Hackbart, que apresentou os dados nesta terça“Precisamos -
A falta de assistência técnica, uma das exigências para conseguir o financiamento, é o principfeira (21/12).
al obstáculo para obtenção do crédito. Em 2010, o orçamento do Incra para assistência técnica era de R$ 300 milhões. Porém, caiu pela metade com o contingenciamento determinado pelo governo federal.

Segundo o coordenador da pesquisa, César Schiavon, de 25% a 30% das famílias não têm acesso ao crédito porque vivem em assentamentos novos, em fase de estruturação e sem assistência técnica. O processo para entrar no Pronaf leva de um a dois anos.


Fonte: Globo Rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário