quinta-feira, 7 de julho de 2011

Secretário Benito Gama é eleito diretor do Consecti Nordeste

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO


O Secretário do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, foi eleito diretor regional do Conselho dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). A eleição aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (01) no Fórum Regional do Conselho, em Natal.
Ao tomar posse, Benito Gama convocou os secretários para definirem ações de interesse conjunto dos estados. “Agradeço a confiança para desempenhar a missão, mas é importante destacar que atuaremos sempre em parceria. Precisamos garantir o fortalecimento das pesquisas de ciência, tecnologia e inovação em nossos estados”, destacou Benito. O secretário falou ainda sobre a necessidade de identificar as cadeias produtivas comuns para posterior criação de uma rede de pesquisa entre os nove estados da região.
Durante a reunião, o professor Ivon Fittipaldi, representante do Ministério de Ciência e Tecnologia para o Nordeste, apresentou os projetos de inovações tecnológicas que estão sendo desenvolvidos no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) e no Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN), localizados em Recife, e abordou o domínio da tecnologia como ferramenta do desenvolvimento sócio-econômico. “O Nordeste tem avançado e hoje em cada estado tem no mínimo um grupo de excelência atuando em pesquisas. O estado que dominar e incentivar pesquisas em ciência, tecnologia e inovação terá uma enorme vantagem competitiva na corrida pelo desenvolvimento”, destaca Fittipaldi.
Um dos exemplos de sucesso na área de ciências nucleares no Nordeste é a produção de radiofármacos para aplicação em PET-Scanner, moderno exame utilizado para o tratamento e diagnóstico completo de câncer. O radiofármaco, produzido no CRCN, já atende a demanda de hospitais em Recife e Salvador e em breve será fornecido para centros em Fortaleza, Maceió e em Natal, na Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer.
Outro ponto abordado no Fórum foi a política de fomento científico e tecnológico do Banco do Nordeste. De acordo com José Narciso Sobrinho, superintendente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene/BNB), o banco atualmente financia pesquisas tecnológicas em fruticultura, grãos, ovinocaprinocultura e agroenergia em diferentes estados do Nordeste, uma vez que a instituição aposta em pesquisas que investem nas culturas típicas da região. Ainda esse mês, representantes do Consecti se reunirão na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, para conhecimento mais amplo de programas de fomento da instituição.
Ao final do encontro, ficou definida a atuação do Consecti/Nordeste no debate de mudanças na política de contrapartida nos projetos e editais de ciência, tecnologia e inovação do Governo Federal. Os secretários identificaram a necessidade dos estados do Nordeste terem um modelo diferenciado na contrapartida para os projetos de pesquisa e editais do Ministério de Ciência e Tecnologia destinados a região.
Participaram do Fórum Regional, equipe do Ministério de Ciência e Tecnologia, secretários e representantes dos estados da Paraíba, Ceará, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí e Pernambuco.
Fonte: Secretaria da ADESE
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
David Freire – 84 | 9934 9748 ou 8801-9784
Maysa Úrsula – 84 | 9971 7789

Nenhum comentário:

Postar um comentário