domingo, 10 de julho de 2011

Sebrae aprova primeiros projetos do Territórios da Cidadania

Proposta é levar consultorias técnicas às regiões que ainda não contam com atendimento da instituição de apoio às micro e pequenas empresas.

Brasília - Mato Grande e Açu Mossoró, no Rio Grande do Norte, são as duas primeiras regiões a serem  atendidas pelo Programa Nacional Sebrae nos Territórios da Cidadania. Até 2013, serão investidos R$ 3 milhões nas duas áreas, que somam 29 municípios. O foco dos trabalhos é ampliar o atendimento da instituição e criar ambiente favorável para a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nessas localidades. 

Essa é a segunda etapa do programa nacional, que teve início em 2008, e que já atendeu 55 localidades em 24 unidades da Federação. O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, esteve reunido em maio com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campello, quando se comprometeu a dar continuidade ao trabalho.
O coordenador nacional do programa, Augusto Togni, informa que a meta da instituição é levar atendimento para as 120 localidades que fazem parte do programa do governo federal. Para isso, serão investidos, em três anos, recursos da ordem de R$ 180 milhões.
Neste momento, as unidades estaduais da instituição trabalham no desenvolvimento  de projetos a serem encaminhados para aprovação do Sebrae Nacional. Desses, 40 estão sob análise, sendo um por território. "Esperamos chegar até o fim deste ano com 50 projetos em andamento”, informa.
No Rio Grande do Norte, as ações estão previstas para terem início no fim deste mês, segundo o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae no estado, Ronil Rodrigues Fonseca. O foco principal será o Negócio a Negócio, programa de atendimento presencial, gratuito e com foco na gestão das empresas. Também serão desenvolvidas ações de atendimento coletivo e realização de oficinas temáticas sobre a Lei Geral. “Os trabalhos vão estar voltados para o desenvolvimento do meio urbano”, explica Ronil.


Desenvolvimento territorial

Mais da metade dos 120 territórios da cidadania (56) estão concentrados na região Nordeste. Os dois projetos recentemente aprovados darão continuidade aos trabalhados já iniciados em 2008 pelo Sebrae.
O empresário Ruy Mazurek, proprietário da pousada Casa de Taipa, em São Miguel do Gostoso, em Mato Grande, conta que, por meio do atendimento do Sebrae, o município se tornou um pólo indutor de turismo. Segundo ele, há cinco anos existiam apenas quatro pousadas e 100 leitos. Hoje são 26 e mais de 500 leitos oferecidos aos turistas. A empresa e outras três pousadas receberam o selo de qualidade Turismo Melhor, reconhecimento concedido pela instituição.
“O programa Turismo Melhor aplicado pelo Sebrae possibilitou aos empresários locais adquirirem qualificação e conhecimento sobre como ter 100% de qualidade em seu empreendimento”.  Ele destaca ainda que sua empresa – administrada por mais dois sócios - também levou em 2010 o Prêmio Nacional da Qualidade promovido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Além de atuar nos aspectos ligados à gestão, o projeto também realizou ações para o fortalecimento da governança do município. Com assessoria do Sebrae, foi constituída a Associação de Empreendedores de São Miguel do Gostoso.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Um comentário:

  1. Oi ,,,,,, estudo na UFRN em Natal e estou Pensando em mudar-me para cerro corá ( por motivos de trabalho ), porém estou querendo conversar com alguem da cidade ( preferência estudante ) para saber como funciona o transporte da cidade e etcc ;;;; se vc puder me add no msn Agradeço : thids.sk8@hotmail.com

    ResponderExcluir