terça-feira, 8 de março de 2011

Rio Grande do Norte quer aumentar cultivo de ostras



Para tornar o cultivo da ostra uma atividade geradora de renda para comunidades de pescadores e aumentar a oferta desse produto em escala comercial, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Rio Grande do Norte está desenvolvendo uma experiência piloto em Guamaré. O projeto é feito em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A iniciativa tem como objetivo inicial identificar a viabilidade e estimular o cultivo do molusco para reduzir a atividade extrativista.

A escolha da cidade, localizada no litoral norte do Rio Grande do Norte, se deu pelas características naturais do local: sol forte, alta salinidade e vastos manguezais, com maré rica em microorganismos e partículas orgânicas. A ideia, então, é desenvolver a criação de ostras em cativeiro, atividade ainda pouco explorada na região. A produção do marisco em território potiguar é baixa, sendo que a ostra não entra nas estatísticas da aquicultura do estado.

O objetivo do projeto é mudar esse quadro e alertar para os riscos do consumo de ostras sem procedência, retiradas de estuários poluídos. As ostras se alimentam de microalgas e outras partículas ao filtrarem a água do mar. Nesse processo, se as águas não são de boa qualidade, os mariscos podem se contaminar principalmente de metais pesados, como o mercúrio, e repassá-los a quem degusta.

Primeira colheita


Inicialmente, foram implantadas 20 mil sementes da espécie Crassostrea rhizophorae. Hoje, nos três viveiros instalados na comunidade do Amaro, há cerca de 100 mil ostras em crescimento, com mortalidade de 20%. O projeto é acompanhado pelo gestor de maricultura do Sebrae potiguar, Damázio Medeiros, e pelo biólogo Graco Viana. O manejo ocorre pelo controle da quantidade de ostras por viveiro. Para atingir o tamanho comercial, em torno de oito centímetros, esse marisco leva cerca de seis meses. A primeira colheita do projeto será realizada no fim deste mês.
Fonte: Revista Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário